O Quarteto Arabesco colabora regularmente com:
António
Carrilho, flauta de bisel. António Carrilho é um dos mais activos e reconhecidos intérpretes portugueses de flauta de bisel no panorama Nacional e Internacional. Tem uma intensa carreira enquanto solista num reportório que vai da idade média até aos nossos dias, world music e experimental.
Mestre pelo Koninkelijk Conservatorium Den Haag (Holanda), solista com as orquestras Gulbenkian/ Sinfónica Portuguesa/ OrquestrUtópica/ Divino Sospiro/ Flores de Música/ OCCO e premiado nos Concursos Internacionais Recorder Moeck solo Competition (Inglaterra) e Recorder solo Competiton of Haifa (Israel).
É Professor Adjunto na ESART (Escola Superior de Artes Aplicadas) e lecciona nas Masterclass em Urbino (Itália) e CIMA (Portugal).
Dedicatário de dezenas de obras, estreou obras de, entre outros compositores, António Chagas Rosa, Cândido Lima, Eurico Carrapatoso, Rui Pena, Ângela Lopes, Vasco Mendonça, Nuno Côrte-Real, Pedro Junqueira Maia, Clotilde Rosa, Rui Penha, José Júlio Lopes, Luís Tinoco, César Viana e Sérgio Azevedo (Portugal); (Grã-Bretanha); Jacques Bank e Joost Kleppe (Holanda); Markus Zahahausen, Martin Gerhardt e Ulf Krupka (Alemanha); Hanne Ørvad (Dinamarca); Bjarne Isaksen e Bernt Simen Lund (Noruega); Myriam Lucia Marbe (Roménia); Dimitri Nicolau e Calliope Tsoupaki (Grécia); Ivan Moody e Donald Bousted (Reino Unido) e Etienne Rolim (França/ Estados Unidos).
Dirigiu as óperas L ́Orfeo de Monteverdi, Dido and Aeneasde Purcell, La descente d ́Órphée aux enfers de Charpentier,La Serva Padrona de Pergolesi, La Dirindina de Scarlatti,Don Quijotte chez la Duchese de Boismortier e Arlechinattade Salieri. Dirigiu ainda música de Stockhausen, Piazzolla, Hindemith e Daniel Schvetz.
Gravou para a etiqueta Encherialis música de Bartolomeu de Selma y Salaverde com Anthonello (Tóquio/ Japão); para a Numérica a Suite Concertante para flauta de bisel e orquestra de Sérgio Azevedo, com a Orquestra da Póvoa de Varzin/ Osvaldo Ferreira; para a Portugaler “Vilancos Negros” com o Coro Gulbenkian/ Jorge Matta; entre outros.
Conclui o seu Doutoramento em Música e Musicologia, com especialidade em Interpretação, na Universidade de Évora, com uma tese sobre “ O uso da flauta de bisel no reportórionão-original para o instrumento: ethos versus versatilidade”.
antoniocarrilho.wordpress.com
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oficial de António Carrilho.