O Legado Ibérico de Haydn
Quartetos de Cordas de contemporâneos Ibéricos de Haydn

Luiggi Boccherini (1743 – 1805)

Quarteto Op. 58, N.º 1, G. 242 em Dó Maior
Allegro - Larghetto - Allegro vivo assai
 
 

Manuel Canales (1747 - 1786)

 

Quarteto Op. 3, N.º 4 em Si bemol Maior
Allegro Maestoso – Minuet Trio – Largo amoroso - Presto
 
 

João Pedro de Almeida Mota (1744 - 1817)

 

Quarteto Op. 5, N.º 1 (#1421) em Dó Maior
Allegro – Larghetto – Minuetto - Allegro
 

José Totti (? - 1732)

Quarteto em Ré Maior
Allegro con brio - Tempo di Minuetto con Variazzioni - Allegro con molto spirito


Joseph Haydn (1732 - 1809) foi o compositor mais célebre e influente da Europa do século XVIII. É considerado o pai do quarteto de cordas, para muitos a formação suprema da música de câmara.  Apresenta-se um programa em torno de seus contemporâneos ibéricos que exploraram esta inovadora formação musical.  Luiggi Boccherini (Itália, 1743 - Espanha, 1805), italiano radicado em Espanha denominado ironicamente por alguns seus contemporâneos como a “esposa de Haydn”, por encantar pelas suas melodias cheias de charme e emoções tempestuosas. O espanhol Manuel Canales (Espanha, 1747 - 1786), o primeiro compositor espanhol a editar duas séries de seis quartetos, estilisticamente muito próximos da música de Boccherini e Haydn, mas condimentados com uma certa melancolia espanhola, que dá a esta música um particular encanto. O português João Pedro Almeida Mota (Portugal, 1744 - Espanha, 1817), recentemente redescoberto que revela nos seus quartetos uma proximidade ao quarteto haydniano, quer na expressividade como, sobretudo, na disposição dialogante e equilibrada entre todas as linhas melódicas. José Totti (Itália, 17? - Portugal, 1832/33) foi um famoso cantor da Capela Real da Ajuda, organista e compositor e mestre de música ao serviço da Família Real. Compôs um único quarteto de cordas, evidenciando-se fortes influencias do estilo de Haydn na forma como explora esta formação.

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