C. Seixas
(1704-1742) |
Abertura |
G.F. Händel
(1685-1759) |
Hornpipe da “Música
Aquática”
Sonata Op. 1, Nr. 11
Sarabande e variações da Suite de piece HWV 437 |
J.S. Bach
(1685-1750) |
Contrapunctus XIX da Arte da Fuga
Coral Wenn wir in hoechsten Noethen |
D. Scarlatti
(1685-1757) |
Sonata em Sol menor K 30,
“Fuga do Gato”
Sonata em Dó Maior K 159 (Lx 30), “A caça”
Sonata em Sol menor K
87
Sonata em Ré Maior K
96 (Lx 40) |
A. Scarlatti
(1685-1750) |
Sonata II a quattro senza cembalo
Sonata III a quattro senza cembalo |
P.A. Avondano
(1704-1742) |
Sinfonia em Ré Maior
|
No ano da efeméride dos 250 anos da
morte de Domenico Scarlatti
(2007), o Quarteto Arabesco propõe um percurso
musical em seu redor. Nasceu em 1685, tal como Bach e
Händel. Teve
como mestre seu pai, Alessandro Scarlatti. Foi
compositor real da
corte de D. João V, mestre de Carlos
Seixas, tendo conhecido Pedro Avondano, violinista e compositor da Capela Real. É dado especial
destaque ao "Libro di Tocate per Cembalo" recentemente descoberto em
Portugal, aqui apresentando-se algumas sonatas numa transcrição para quarteto.
Igualmente, as sonatas de Domenico Scarlatti são consideradas das
primeiras composições para quarteto de
cordas. A interpretação
em instrumentos da época transporta-nos de forma especial ao este
período musical tão fascinante.
|